Partindo-se da afirmação de que “a escola é um espaço relacional permeado de contradições e lutas entre os diferentes agentes escolares” (COSTA), de que ela é um espaço público, portanto, de negociação e, que o “Projeto Político Pedagógico expressa um projeto coletivo baseado no princípio da autonomia”, o papel do gestor escolar rompe com paradigmas anteriores mais próximos do patrimonialismo.
O PPP deve garantir a democracia e a busca pela qualidade da educação, na formação de cidadãos, não clientes, mas, éticos e conscientes de seu papel na sociedade. Logo, o Conselho Escolar é o espaço de exercício dessa democracia, sendo ele, um órgão colegiado da gestão escolar.
Segundo Gadotti, o PPP deve ser marcado pela diversidade e pela autonomia, porque a escola deve “formar para a cidadania”, envolvendo as comunidades interna e externa da escola.
Quanto ao Plano de Ação elaborado para a construção do Projeto Político Pedagógico, muitas das ações planejadas já foram executadas e continuarão em execução, como:
- Garantir a manutenção da área verde da U. E.
- Melhorar as condições em que a merenda é servida.
- Diversificar situações de aprendizagem.
- Garantir o funcionamento da Secretaria da escola e realização de atividades didáticas.
- Garantir a realização de aulas lúdicas e de Educação Física.
- Garantir a limpeza e a higiene dos espaços escolares.
- Garantir o acesso e permanência do aluno na escola.
- Diminuir os impactos negativos à aprendizagem causados pela ausência dos professores titulares das turmas.
Das ações propostas, as que têm providências em andamento são:
- Promover maior integração entre escola e família.
- Apresentar justificativa para a adequação do parque com instalação de grama sintética.
- Possibilitar o uso da sala de informática.
- Ampliar os espaços destinados às aulas de Educação Física e ao lazer.
- Verificar as causas da ausência dos pais eleitos para o Conselho de Escola nas reuniões específicas.
Como gestora, tenho procurado manter um canal aberto de comunicação com os pais e a comunidade escolar em geral. Dado o pouco tempo de existência da escola, é difícil analisar com a necessária distância temporal, os problemas advindos da comunicação escola-comunidade, porém, como estabelecido no plano de ação, algumas ações estão em andamento para ampliar a participação dos pais no cotidiano escolar. A forma como discuto os problemas da escola com a comunidade escolar não foi modificada, mas aperfeiçoada, no sentido de ampliar os meios de comunicação, noticiando-a quanto ao processo de execução do plano de ação, por exemplo.
Em reunião do Conselho Escolar, realizada em dezembro do ano passado, uma avaliação do plano de ação foi elaborada e o resultado apurado, positivo, sem, no entanto, esmorecer quanto ao que ainda está em andamento ou ao que já foi conquistado.
O Conselho Escolar também discutiu a não participação da comunidade por meio do blog, mas, concluiu diante do diagnóstico realizado anteriormente, que há pouco acesso aos meios eletrônicos de comunicação. Em 2012, a comunicação por meio da agenda do aluno e do painel (mural) será intensificada a fim de aprofundar a interação com a comunidade escolar.
Os principais aspectos do planejamento levantados pelo Conselho Escolar são a participação de todos os segmentos escolares, ao menos representativamente, a transparência na divulgação de resultados de avaliações internas e externas, a garantia da realização dos objetivos definidos nos planos de trabalho docente.
Até o final do primeiro mês letivo, novo Conselho Escolar será eleito e tais questões serão novamente levantadas quanto ao planejamento de atividades da gestão, juntamente com as discussões já programadas com base no estudo do material do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
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