terça-feira, 18 de outubro de 2011

Plano de Ação - PPP

Em reunião extraordinária do Conselho de Escola da E. M. “Profª Creusa Gomes de Azevedo” realizada no mês de outubro de 2011 foram discutidas as necessidades da escola e elaborou-se o seguinte Plano de Ação:

DIAGNÓSTICO
Caracterização da Comunidade
OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos / Duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO

Pequena participação dos pais no dia a dia escolar.
Promover maior integração entre escola e família.
Levantar aptidões pessoais dos familiares para contribuir em atividades escolares.
Cadastro de pais dispostos a contribuir em atividades escolares, durante o mês de novembro.
Publicar em painel da escola e também no blog os serviços prestados pelos pais, a partir do próximo ano letivo.
Papel sulfite.
(R$ 0,05)
Secretaria e Direção.
Quantos pais se cadastraram?
Houve interesse por parte dos pais em contribuir nas atividades escolares?

DIAGNÓSTICO
Caracterização da Escola
OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos / Duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO

O jardim precisa de manutenção e combate às pragas e insetos.
Garantir a manutenção da área verde da U. E.
Contratar prestadora de serviços de jardinagem para manutenção da área gramada.
Fazer orçamentos de serviços de jardinagem.
R$ 3.120,00
Direção
Verificar mensalmente o estado do gramado do jardim.
Parque com areia que causa alergias respiratórias e dérmicas nas crianças.
Apresentar justificativa para a adequação do parque com instalação de grama sintética.
Melhorar as condições de higiene do parque.
Encaminhar imediatamente novo ofício à Secretaria Municipal de Educação solicitando a reforma.
Serviço já orçado pela SME.
Direção.
O parque foi reformado a contento?
As crianças deixaram de apresentar problemas alérgicos?

Alguns alunos desejariam trazer lanche ao invés de se servirem da merenda escolar.
Melhorar as condições em que a merenda é servida.
Adquirir utensílios mais higiênicos para servir a merenda, como pratos e canecas tipo “marinex”.
Adquirir facas de mesa, para que as crianças se alimentem usando garfo e faca.
Adquirir carro térmico para servir a merenda no sistema “self service”.
Fazer orçamentos dos utensílios, imediatamente.

R$ 2.648,50
(R$ 1.410,00 da verba do OP para compra de pratos e canecas)
(R$ 283,50 do fundo da APM para compra de facas de mesa)
(R$ 955,00 do fundo da APM para compra do carro térmico)

Direção.
Houve aumento no número de refeições servidas?
Os alunos demonstram maior satisfação ao fazerem a merenda?
Ausência de Laboratório de Informática.
Possibilitar o uso da sala de informática.
Implantar o laboratório de informática como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem.
Encaminhar imediatamente ofício à SME solicitando inscrição da U. E. no programa do MEC.
Papel sulfite.
(R$ 0,05)
Direção
O laboratório foi implantado?
Os alunos usufruem do laboratório de informática durante as aulas?
Insuficiência de material lúdico.
Diversificar situações de aprendizagem.
Adquirir jogos e material lúdico para uso em aulas e momentos de recreação.
Fazer orçamentos dos jogos, imediatamente.
R$ 1.072,30
Direção
Verificar os planos de aula (semanários) dos professores para apurar a utilização dos jogos.
Ausência de Quadra Coberta para prática de esportes e lazer.
Ampliar os espaços destinados às aulas de Educação Física e ao lazer.
Construir a quadra coberta no espaço onde há o campo de futebol.
Encaminhar imediatamente ofício à SME solicitando a construção da quadra.
Papel sulfite.
(R$ 0,05)
Direção
A Secretaria Municipal de Educação construiu a quadra?
A quadra coberta é utilizada nas aulas e nas atividades de lazer?
Insuficiência de material de expediente.
Garantir o funcionamento da Secretaria da escola e realização de atividades didáticas.
Abastecer a Secretaria da escola de material de expediente adequado.
Abastecer o almoxarifado pedagógico para uso em atividades com alunos.
Fazer orçamentos dos materiais de consumo, imediatamente.
R$ 2.397,70
Direção
O material adquirido é suficiente e adequado às atividades realizadas em aula e na escrituração de documentos expedidos pela Secretaria escolar?
Insuficiência de material esportivo.
Garantir a realização de aulas lúdicas e de Educação Física.
Adquirir colchonetes para aulas de Educação Física e aulas lúdicas.
Fazer orçamentos dos colchonetes, imediatamente.
R$ 323,70
Direção
Verificar os planos de aula (semanários) dos professores para apurar a utilização dos colchonetes.
Insuficiência de materiais de limpeza.
Garantir a limpeza e a higiene dos espaços escolares.
Abastecer o almoxarifado de materiais de limpeza para adequada higienização das instalações escolares e dos equipamentos e mobiliário.
Fazer orçamentos dos materiais de limpeza, imediatamente.
R$ 1.628,16
Direção
O material adquirido é suficiente e adequado manutenção da limpeza da escola?


DIAGNÓSTICO
Organização Escolar
OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos / Duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO

Os índices de alunos que atinge o limite máximo de faltas são grandes.
Garantir o acesso e permanência do aluno na escola.
Possibilitar condições de aprendizagem satisfatória e o cumprimento da legislação pertinente.
Convocar imediatamente pais/responsáveis para reunião.
Organizar palestra com Conselheiro Tutelar com os responsáveis por alunos faltosos.
Comunicar casos de reincidência ao Conselho Tutelar.
Encaminhar planilha de alunos faltosos/evadidos à Promotoria de Infância.
Papel sulfite.
(R$ 0,05)
Direção, Coordenação e Professor.
Levantar o índice de faltas discentes semanalmente.


DIAGNÓSTICO
Perfil dos Professores, técnicos e da participação dos pais
OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos / Duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO

Rotatividade de professor em determinadas séries.
Diminuir os impactos negativos à aprendizagem causados pela ausência dos professores titulares das turmas.
Conscientizar da importância da presença do professor para o bom desempenho dos alunos na aprendizagem.
Diminuir o número de faltas na folha de frequência da escola.
Convocar individualmente os professores que excedem no número mensal de faltas às aulas.
Papel sulfite.
(R$ 0,05)
Direção.
Levantar o índice de faltas docentes mensalmente.
A participação dos membros representantes de pais no Conselho de Escola ainda é pequena.
Verificar as causas da ausência dos pais eleitos para o Conselho de Escola nas reuniões específicas.
Abrir canal eletrônico de comunicação entre os membros do Conselho de Escola.
Criar imediatamente, um e-mail de comunicação da escola com os membros do Conselho de Escola.
Divulgar o e-mail para todos os pais para que enviem temas para discussão no Conselho.
Papel sulfite.
(R$ 0,05)
Direção.
Elevou-se a participação dos pais que representam o segmento no Conselho de Escola?

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